Plásticas gengivais


Um sorriso bonito e saudável é o que todos desejam. Mas algumas pessoas não se sentem confortáveis com seu sorriso. Uma das maiores queixas em consultórios é em relação à gengiva. Retraídas demais ou em excesso, a busca por um tratamento estético que corrija a moldura dos dentes é cada vez mais procurada.

Dentre os tratamentos mais procurados para isso são as cirurgias plásticas gengivais, que visam harmonizar os dentes e boca. As plásticas gengivais são orientadas, na maioria das vezes, para aquelas pessoas possuem a gengiva muito grande, ficando exposta quando a pessoa sorri, gengiva retraída ou deslocada, causando a exposição da raiz ou até mesmo para gengivas com espessura e coloração indesejadas.

Para cada caso existe uma técnica cirúrgica diferente.

Gengivoplastia
Recomendada para remodelar o tecido gengival ao redor do dente, removendo apenas o excesso do tecido gengival, corrigindo todas as imperfeições.

Gengivectomia
Recomendada quando apenas o recorte gengival não é suficiente para nivelar e harmonizar as gengivas, pois são recortados gengiva, osso e ligamentos periodontais.

Enxerto gengival
Recomendado para recobrir as raízes dentárias coletando o enxerto do próprio paciente (geralmente do céu da boca). A retirada do material é feita com anestesia local e o paciente não sente dor, somente um leve desconforto.

Reposicionamento gengival sem enxerto
Recomendado para correções de tipos muito específicos de retrações gengivais, onde se realiza uma incisão, 2 a 3 mm abaixo da gengiva com objetivo de distencionar o tecido mole na região problemática.

A duração do procedimento é determinada de acordo com a necessidade exigida pela situação do paciente. Seja qualquer uma das técnicas utilizadas para a plástica, são necessários alguns dias de repouso, aproximadamente 15 a 20 dias após o procedimento, podendo variar de acordo com o tratamento realizado e condições do paciente. A recuperação também depende do paciente seguir a risca todas as orientações do cirurgião dentista.

As plásticas gengivais não são recomendadas para diabéticos, hipertensos, gestantes, dentre outros. Mas, nesses casos, somente o dentista será capaz de dar um parecer sobre o assunto, depois de uma avaliação do paciente. Por isso, é importante manter os exames em dia para que não haja interferência quando o procedimento se fizer necessário.

Uma gengiva bem posicionada permite harmonia no sorriso e equilíbrio entre os dentes e o rosto.

Entre em contato com a StudioSorriso e saiba qual o melhor tratamento para o seu caso.


R. Marechal Hermes, 321 - Gutierrez, Belo Horizonte – (31) 3291-3705

Compartilhar:

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário